Novo teste para detectar desordens genéticas em embriões é desenvolvido
Reuters
PRAGA – Cientistas britânicos desenvolveram um novo e rápido teste de escaneamento de DNA para detectar desordens genéticas em embriões. Em vez de procurar por um gene alterado ligado a uma doença herdada, o novo teste analisa o código genético, ou marcadores, próximos ao gene.
A técnica, que foi apresentada na conferência de fertilidade européia, possibilitará que mais casais sob risco de transmitir doenças genéticas graves a suas crianças certifiquem-se de que apenas embriões saudáveis sejam usados em processos de fertilização in-vitro.
– Porque você não está olhando para o gene, que pode varira em famílias diferentes, estes marcadores podem ser aplicados a muitas famílias – disse Alison Lashwood, da Guy na St. Thomas NHS Foundation Trust, em Londres, onde os testes foram desenvolvidos.
Até agora, o teste foi aplicado em sete mulheres, cindo das quais estão grávidas. Elas foram testadas para casos de fibrose cística, uma doença genética comum que afeta os pulmões e o sistema digestivo, e distrofia muscular Duchenne, uma desordem muscular degenerativa em homens.
Lashwood disse que o teste, conhecido como combina elementos de métodos de escaneamento já conhecidos.
Fonte: Jornal OGlobo / Ciência