Distrofia Miotônica: Contrações musculares revertidas em modelo animal

18 de julho de 2007 by Izabel Gavinho

GAINESVILLE, Flórida, USA
17 de Julho de 2006

Pesquisadores na Flórida afirmam ter utilizado terapia genética para reverter contrações musculares em um modelo animal (camundongo) da distrofia miotônica.

Cientistas da Universidade da Flórida informaram ter obtido sucesso na reversão das contrações musculares de um camundongo usado como modelo animal da forma mais comum de distrofia muscular com início na fase adulta – a distrofia miotônica. Ela manifesta-se em um de cada 8.000 adultos e causa a perda da habilidade do músculo em relaxar após contrair-se.

Dr. Maurice Swanson diz: “Um dos principais sintomas da doença é a miotonia ou hiper-excitabilidade do músculo. Quando o portador da doença contrai um músculo do braço, por exemplo, é muito difícil relaxa-lo novamente”

Os músculos enfraquecem progressivamente e eventualmente são perdidos, sendo que a doença afeta também a musculatura cardíaca. A doença é causa de irregularidades no ritmo cardíaco, que podem levar à morte súbita, e é associada também a cataratas, perda prematura dos cabelos e a um leve a moderado retardo mental.

O estudo foi publicado essa semana no “Proceedings of the National Academy of Sciences”

Fonte: http://www.upi.com/NewsTrack/view.php?StoryID=20060717-071544-5350r

ACADIM. Todos os direitos reservados.