Droga anti-inflamatória benéfica para camundongo com DMD

3 de novembro de 2007 by Izabel Gavinho

Pesquisadores da “University of Western Austrália”, em Crawley, Austrália, afirmaram que camundongos que não produzem distrofina, apresentando uma doença semelhante a distrofia muscular de Duchenne (DMD), e que receberam uma droga anti-inflamatória chamada etanercept (Enbrel), tiveram os músculos significantemente protegidos contra danos causados por exercícios.

A descoberta foi publicada na edição de outubro/2006 da revista Neuromuscular Disorders, onde o Dr. Stuart Hodgetts e seus colegas informam ter injetado etanercept em camundongos submetidos a exercícios por 48 horas, e então comparados aos animais que não receberam o tratamento.

As fibras musculares localizadas na parte superior da perna dos animais tratados, apresentaram muito menos inflamações e maior sobrevida celular, quando comparadas às dos camundongos não tratados.

Os pesquisadores fizeram também referências a um estudo anterior, onde uma outra droga anti-inflamatória, a infliximab (Remicade)demonstrou causar efeito semelhante em camundongos com DMD.

Os autores da pesquisa dizem que ambas as drogas, a etanercept e a infliximab, que são hoje usadas normalmente nos EUA para tratar outros tipos de doenças, causam menos efeitos colaterais do que os corticosteróide usados hoje para diminuir a severidade da DMD e de outras distrofias.

Todavia, eles alertam para o fato de que o benefício de se utilizar essas e outras drogas anti-inflamatórias emergentes altamente especializadas, ainda deverá ser demonstrado.

Fonte:http://www.mda.org/research/061103anti_inflammatories_dmd.html

 

ACADIM. Todos os direitos reservados.