Novo tratamento para a distrofia muscular utilizando células-tronco humanas

4 de maio de 2012 by Izabel Gavinho

Pesquisadores da Universidade de Minnesota conseguiram tratar camundongos com distrofia muscular utilizando células-tronco humanas, sendo a primeira vez em que tais células-tronco mostraram-se efetivas para tratar a doença. Eles lançaram mão de um processo no qual a produção de células-tronco é mais eficiente.

A pesquisa foi publicada na edição de 3 de maio do jornal “Cell Stem Cell”, onde também é descrita, em linhas gerais, a estratégia para o rápido aumento da população de células formadoras de músculos.

A Universidade de Minnesota afirma que esta pesquisa é significante porque tem havido um atraso importante na transição dos estudos envolvendo terapias com células-tronco humanas, da fase de cobaias para a aplicação em seres humanos, e este estudo deve acelerar a criação de terapias celulares, ou testes clínicos para humanos.

Uma das maiores barreiras no desenvolvimento de terapias celulares para doenças neuromusculares, como a distrofia muscular, tem sido a obtenção de uma quantidade suficiente de células musculares progenitoras para a obtenção de uma resposta terapêutica efetiva, afirma a Dra. Rita Perlingeiro, pesquisadora-chefe do estudo. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de uma abordagem terapêutica significativa é de fato possível.

O diretor-clínico do Instituto de Células-tronco da Universidade de Minnesota, Dr. John Wagner, diz que a pesquisa é um avanço fenomenal, e que seus colaboradores conseguiram superar obstáculos importantes para a transição de terapias com células-tronco do laboratório rumo ao tratamento de crianças com distrofia muscular.

Leiam mais sobre o artigo aqui.

Direto da Cell Stem Cell: aqui .

Fonte: http://www.myfoxtwincities.com/story/18095772/new-muscular-dystrophy-

ACADIM. Todos os direitos reservados.