DMD – Resultados encorajadores da droga SMT C1100

31 de maio de 2014 by Izabel Gavinho

A SMT C1100, droga experimental desenvolvida para tratar a distrofia muscular de Duchenne, e possivelmente a distrofia muscular de Becker, pelo mecanismo da elevação dos níveis de utrofina nos músculos maduros, demonstrou resultados encorajadores em um estudo clínico fase 1b. Um novo estudo está planejado para final de 2014.

* A droga está sendo desenvolvida e testada pela empresa de biotecnologia Summit PLC, localizada em Oxford, Reino Unido, com o apoio da Associação Americana de Distrofia Muscular.

* O estudo fase 1b foi efetuado em 12 meninos com DMD, e a droga mostrou-ser segura e bem tolerada. A curta administração da droga, por via oral, foi associada à redução dos níveis de CPK (creatinofosfoquinase), uma enzima muscular, um sinal positivo de saúde muscular.

Resultados obtidos em um estudo clínico fase 1b, da droga SMT C1100, desenvolvida para elevar os níveis de uma proteína chamada Utrofina nos músculos de portadores de DMD, mostrou-se segura, e pode ter efeitos na proteção das fibras musculares. O estudo foi feito em 12 meninos com distrofia muscular de Duchenne (DMD), e a droga oral mostrou-se segura e bem tolerada em todas as doses testadas, embora o nível da droga no sangue tenha variado. A empresa diz que esta variabilidade pode estar relacionada com a dieta dos participantes, ou outro fator relacionado com a DMD.

Como resultado adicional e encorajador, a maioria dos participantes apresentou redução dos níveis da enzima creatinofosfoquinase (CPK), que extravasa das células musculares danificadas para a corrente sanguínea, e é considerada um indicador de que está havendo danos musculares.

Os resultados foram apresentados em 21 de maio de 2014, e a Summit PLC espera revisar planos para futuros estudos, de forma a determinar a melhor forma de resolver o problema da variação do nível da droga no sangue, seja por meio da alimentação, ou alterações na própria droga.

Utrofina pode ajudar a compensar a perda de distrofina

A SMT C1100 foi desenvolvida para manter os níveis de uma proteína chamada Utrofina nas fibras musculares. Essa proteína é normalmente sintetizada durante os estágios iniciais de desenvolvimento e regeneração muscular, mas quase desaparece, sendo substituída pela distrofina quando as fibras musculares amadurecem.

Os estudos apoiados pela Associação Americana de Distrofia Muscular, efetuados em camundongos deficientes em distrofina, já demonstraram que a elevação dos níveis de utrofina pode ajudar a compensar a falta de distrofina, proteína que falta nos pacientes com DMD, e está diminuída nos pacientes com distrofia muscular de Becker. A SMT C1100 ainda não foi testada em pacientes com DM de Becker.

Quanto ao estudo clínico fase 1b

O estudo foi realizado no Reino Unido, os participantes tinham idades variando entre 5 e 11 anos, a todos receberam a droga. Os 12 participantes foram divididos em três grupos de doses, onde cada grupo recebia uma dose maior do que o outro grupo (não houve grupo recebendo placebo). O estudo durou 10 dias.

Impacto inesperado nos marcadores de saúde muscular

“Este estudo, inédito, usando a utrofina como modulador em pacientes com DMD, demonstrou o excelente perfil de segurança da SMT C1100, conseguindo atingir com sucesso seu objetivo primário,”, disse Glyn Edwards, diretor-presidente da Summit. “Adicionalmente, o impacto positivo nos marcadores enzimáticos de saúde muscular foi inesperado e empolgante, sinais potencialmente representativos dos primeiros sinais de atividade da droga nos meninos com DMD.”

“Nosso objetivo com a modulação usando utrofina é tratar todos os pacientes com DMD. Com o melhor entendimento da importância da dieta, e de outros fatores ligados à doença, o planejamento dos nossos próximos estudos serão modificados, aumentando as chances de alcançar esse objetivo.”

Para mais informações:

http://www.brrmedia.co.uk/event/123676?popup=true (Phase 1b Clinical Trial in DMD Patients: Preliminary Results, a May 21, 2014, 10-minute webcast presented by Summit CEO Glyn Edwards)

http://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT02056808 (Phase 1b Study of SMT C1100 in Subjects with Duchenne Muscular Dystrophy)

Fonte: http://quest.mda.org/news/dmd-encouraging-results-smt-c1100

ACADIM. Todos os direitos reservados.