Inclusão digital – Mouse Ocular

29 de maio de 2007 by Izabel Gavinho

Lucas – garotinho de apenas 4 anos é o mais novo usuário do Mouse Ocular

Lucas é uma criança de 4 anos que mora na cidade de Fortaleza – CE e terá a oportunidade de ser alfabetizado com o auxílio do Mouse Ocular. Lucas tem uma doença chamada de amiotrofia espinhal e, por causa dessa patologia, ele não tem movimento do pescoço para baixo, não fala (emite apenas pequenos sons), mas o seu cognitivo não foi afetado, ou seja, ele tem total entendimento de tudo que acontece a sua volta e de tudo que é falado para ele.

Tudo começou quando a mãe de Lucas esteve em Curitiba e visitou o Hospital Pequeno Príncipe, onde existe um módulo do Mouse Ocular sendo utilizado. Após essa vista ela entrou em contato com a Fundação Des. Paulo Feitoza e demonstrou grande interesse em adquirir o aparelho.

O caso do Lucas foi selecionado por ser um caso diferente dos demais que estão sendo acompanhados pela FPF. Em específico pelo Lucas ser uma criança que poderá ser inserida no mundo da leitura e da informática por meio do Mouse Ocular.

Lucas se mostrou muito interessado no aparelho, ele teve algumas dificuldades no controle o que é perfeitamente normal para qualquer usuário no início de sua adaptação. “Como ele é muito curioso, ele queria usar sempre o Mouse Ocular e adorou a interface do Teclado Infantil”, diz a engenheira Linara Souza que acompanhou o processo de implantação e adaptação ao equipamento.De acordo com a engenheira Linara, a empolgação com o Mouse Ocular foi tão grande por parte da família como também do próprio Lucas. Como ele é muito pequeno e ainda não é  alfabetizado, ele não conseguiu escrever nada. Porém, ele conseguiu fazer os movimentos e, com bastante treinamento, logo ele estará utilizando perfeitamente.

Fundação Desembargador Paulo Feitoza espera que mais uma vez o Mouse Ocular possa contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas, dessa vez dessa criança chamada Lucas. Espera também, que apesar da limitação física, o Lucas consiga se alfabetizar e utilizar o computador com todas as funcionalidades que ele oferece superando mais esse obstáculo que sua patologia impõe.

Fonte: INFO ATIVO DEFNET  Nº 2537  – ANO 10 – MAIO DE 2006 – EDIÇÃO EXTRA

ACADIM. Todos os direitos reservados.