Super bebê é encontrado na Alemanha

7 de julho de 2006 by Camila Sales

Os testes de DNA mostraram porquê: o garoto tem uma mutação genética que acelera o crescimento dos músculos. A descoberta, publicada no Jornal de Medicina New England, representa o primeiro caso humano documentado desse tipo de mutação.

Muitos cientistas acreditam que a descoberta poderia finalmente liderar os remédios para o tratamento de pessoas com distrofia muscular e outras condições de problemas com músculo. Os atletas poderiam usar esses remédios como esteróides para aumentar a massa muscular.

O segmento mutante de DNA do garoto bloqueia a produção de uma proteína chamada ‘myostatin’, que limita o crescimento dos músculos. As notícias vêm sete anos depois dos pesquisadores da Universidade Johns Hopkins criarem um “rato forte” através do “desligamento” do gene que está diretamente relacionado com a produção de ‘myostatin’.

“Agora nós podemos dizer que a ‘myostatin’ age da mesma maneira nos humanos e nos animais”, disse o médico do garoto, Dr. Markus Shuelke, professor do departamento de neurologia infantil da Universidade de Medicina Center Berlin. “Nós podemos aplicar esse conhecimento nos humanos, incluindo terapias experimentais para distrofia muscular.”

Dando para o mercado o alto potencial para tais remédios, os pesquisadores das universidades e de companhias farmacêuticas estão tentando descobrir uma maneira de limitar a quantidade e a atividade da ‘myostatin’ no corpo. Wyeth acabou de começar teste em humanos de engenharia genética usados para neutralizar a ‘myostatin’.

O Dr. Lou Kunkel, diretor do programa de genoma do Hospital Infantil de Boston e professor de pediatria e genética da Escola de Medicina de Harvard, disse que o sucesso será possível em alguns anos.

“Somente diminuindo essa proteína em 20%, 30% e 50% pode ter um efeito profundo no volume de músculo”, disse Kunkel, que está entre os médicos participantes da pesquisa Wyeth.

A distrofia muscular é a doença genética mais comum no mundo. Não existe cura e a forma mais comum, Duchenne, sempre mata a pessoa antes de ela se tornar adulta. Os poucos tratamentos usados para tornar a progressão mais lenta têm efeitos colaterais.

O definhamento muscular também é comum em idosos e em pacientes com doenças como o câncer e a Aids.

“Se você pudesse encontrar um jeito de bloquear a atividade da ‘myostatin’, você poderia diminuir o processo de definhamento”, disse o Dr. Se-Jin Lee, professor da Johns Hopkins, cuja equipe criou o “rato forte”.

Lee disse que ele acredita que o bloqueio da ‘myostatin’ também poderia suprimir a acumulação de gordura e, assim, frustrar o desenvolvimento da diabetes. Lee e a Johns Jopkins vão receber os direitos autorais por qualquer remédio bloqueador de ‘myostatin’ feito pela Wyeth.

O Dr. Eric Hoffman, diretor do Centro de Pesquisa de Medicina Genética do Centro Nacional de Medicina Infantil, disse que ele acredita que a cura da distrofia muscular será encontrada, mas ele não tem certeza se vai ser o remédio bloqueado da ‘myostatin’, outro tratamento ou a combinação, por causa de dezenas de genes que têm algum efeito sobre os músculos.

Ele disse que o remédio bloqueador da ‘myostatin’ poderia ajudar outros grupos de pessoas, incluindo astronautas e outros que perdem massa muscular durante longos períodos em gravidade zero ou quando imobilizados por doenças ou membros quebrados.

Os pesquisadores não iriam divulgar a identidade do garoto alemão, mas disse que sua mãe é uma mulher musculosa, com 24 anos e ex-atleta. Seu irmão e outros três parentes próximos são fortes também, sendo que um é pedreiro e consegue carregar cargas pesadas com a mão.

Na mãe, uma cópia do gene é mutação e a outra é normal; o garoto tem duas cópias com mutação. Uma veio quase que definitivamente do pai, mas nenhuma informação sobre ele foi divulgada. A mutação é muito rara nas pessoas.

O garoto é saudável agora, mas os médicos se preocupam que ele poderá eventualmente sofrer de problemas no coração e outros problemas de saúde.

Nos últimos anos, os cientistas viram um grande potencial nas estratégias do bloqueador da ‘myostatin’. Os comerciantes da Internet estão vendendo suplementos “bloqueadores de myostatin” para modeladores de corpo, embora os médicos digam que os produtos são imprestáveis e até mesmo perigosos.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude

ACADIM. Todos os direitos reservados.