Uso combinado de ventilação não-invasiva e assistência mecânica a tosse em terapia intensiva de crianças com insuficiência respiratória decorrente de doença neuromuscular

24 de junho de 2013 by Izabel Gavinho

Taiwan – 15 crianças com doença neuromuscular e que apresentavam insuficiência respiratória em UTI foram incluidas neste estudo ( uma das crianças com duas internações); elas receberam ventilação não invasiva e assistência mecanica a tosse (mechanical in-exsufflator). A causa mais freuqnete da insuficiência respiratória foi a pneumonia. O sucesso, isto é, a ausência de intubação, foi obtida em 75% dos casos, incluindo 6 (38%) que assinaram termo para não serem intubados. Os parâmetros de função pulmonar melhoraram nos pacientes. Os autores concluem que a associação entre ventilação não-invasiva e assistência mecânica a tosse é segura e eficaz melhorando os parâmetros funcionais respiratórios em pacientes com doença neuromuscular e insuficiência respiratória.

IMPORTANTE: a prevenção de infecções é fundamental em pacientes com doenças neuromusculares, especialmente coma vacinação contra a gripe e pneumonia. O uso de assistência mecânica a tosse ajuda importantemente na recuperação dos pacientes que já aprsentam infecção. O aparelho ainda não foi incluído na portaria de assistência ventilatória nas doenças neuromusculares.

Leiam mais sobre o artigo aqui.

ACADIM. Todos os direitos reservados.